quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Fazer Trabalho Voluntário em Cape Town, sim ou claro?? #DiáriodeIntercâmbio 5




Desde que optei em fazer meu Intercâmbio na África do Sul, meu primeiro pensamento foi: Além de estudar, quero fazer trabalho voluntário. Procurei informações com a CI – Agência que fechei meu pacote – e encontrei muitas opções, dá pra trabalhar em escolas, orfanatos, comunidades carentes ou até com bichinhos. Só que para fechar algum programa de voluntariado com a agência eu precisava pagar, e MUITO. Ok, uma quantia razoável para ajudar a instituição né? Mas, infelizmente, não era só isso. Os preços que encontrei nos programas da CI chegavam até aproximadamente US$ 3.000 ( 1 mês de trabalho voluntário no Lions Park ). Eu não tinha condições de investir tanto assim, mas não desisti.



Assim que cheguei no Hostel ( lugar onde estou morando), conheci  Matilda, uma Sueca que veio até Cape Town para fazer trabalho voluntário em uma comunidade carente da cidade. Ela também me disse que pagou pelo programa, ou seja, todas as agências/escolas cobram essa “taxinha”.  O quanto Matilda pagou, eu não sei, o fato é que eu sou cara de pau e disse pra ela que também queria fazer, mas não tinha grana. Conversei com o “chefe” da Matilda e pedi para eles me levarem pra fazer uma visita em algum dos lugares onde eles trabalhavam.


Mankitta ;) essa adoooora uma foto

Conheci o Abaphumeleli Home of Safety. Localizado em  Khayelitsha, subúrbio de Cape Town,   o orfanato com aproximadamente 30 crianças, é um conjunto com 3 pequenas casas onde estão distribuídas as camas beliches pra criançada. Lá moram crianças soropositivos, que já sofreram abusos sexuais e desabrigadas.



Lilita, sempre sorrindo

Assim que estacionamos o carro na porta os pequenos já vieram correndo nos recepcionar, como se estivessem esperando por nós.  É abraço pra cá, sorriso pra lá. Eu já entrei com a minha câmera na mão, fazendo um filme ( eu estou produzindo filmes aqui galera, só que, infelizmente, a internet do hostel não tá colaborando, só devo colocá-los na rede quando voltar ao Brasil) e a galerinha já grudou na câmera, não só pra sair na foto, mas pra tirar foto também, tudo eles gostam de tocar.



É difícil falar sobre a estrutura do local, o fato é que eles REALMENTE precisam de ajuda. O lugar é legal, tem espaço para as crianças brincarem, escorregador e balanços improvisados, mas eu encontrei brinquedo junto com lixo e lixo junto de brinquedo. Mas durante as 3h que fiquei ali, não vi nenhum choro. Brinquei com as crianças, dancei, fiz o que, naquele momento, podia oferecer. Na hora de ir embora, eu ouvi de umas quatro  crianças: “Te vejo amanhã!! Te amo!” ....







Ficou interessado em estudar inglês na Cidade do Cabo e aproveitar para fazer o bem para alguém?? A Southern Ambition tem pacotes com preços super bacanas.  Dá um pulinho lá no site da escola/agência e curta a página brasileira da instituição no facebook. 

Vou deixar o link aqui embaixo pra vocês ;)


Um comentário:

  1. Dona Priscila Amiga Eterna Silva... Faça-me um favor; se você for novamente no orfanato fala para essas criancinhas que tens um amigo brasileiro, chamado Wanderson, que mandou mil beijos e abraços para elas. NÃO ESQUEÇA! Te amo!!!

    ResponderExcluir