domingo, 24 de fevereiro de 2013

#DiáriodeIntercâmbio 9 – O que vivi até aqui

Eu ia colocar o título desse texto como “O que vi da vida” em Cape Town, mas acho que ficaria muito global, né?! rs Vocês lembrariam do quadro do Fantástico, e então esperariam alguma declaração bombástica. Não, eu não farei isso, ok? rs

Esse texto só tem o objetivo de contar para vocês como eu estou me sentindo e o que já vivenciei por aqui durante esses 44 dias.

Vim para Cape Town com o objetivo de estudar inglês durante 30 dias, mas, às vezes os planos de Deus para as nossas vidas não são os mesmos que planejamos, mas é sempre o MELHOR, isso eu sei! Então ficarei por aqui até o dia 10 de Abril, totalizando 89 dias nesta maravilhosa cidade Sul Africana.

Desculpa se eu já andei de Leão :)
Cheguei com medo. Do idioma, da adaptação, da violência, dos desafios que estavam por vir. O idioma eu não tinha como fugir, e se fugisse seria burrice, eu vim aqui pra isso. Adaptação faz parte do processo. A violência, hahaha, morei em SP por 4 anos, bobeira minha. Os desafios eu ando encarando.

Lembro que durante a primeira semana em que usei o transporte público para ir até a escola, eu fazia um ritual; deixava as minhas joias em casa, celular e câmera dentro da mochila sem cogitar a hipótese de atender uma ligação ou tirar uma foto de alguma situação interessante. Na segunda semana  eu já estava lindamente ouvindo uma musiquinha dentro do trem com o meu celular, usando o facebook e tirando foto ao mesmo tempo, tranquilinha tranquilinha. Esses dias eu até xinguei o motorista da Van que não parou onde eu pedi, encarei o cara, do mesmo jeito que encarava os folgados no metrô lotado em SP. Mas a recomendação de não usar o transporte público depois do pôr do sol eu sigo até hoje.  Não sou tão atrevida assim.


Atualmente estou morando com 4 meninos africanos e uma alemã. Os meninos são legaizinhos, só me irritam porque não lavam as vasilhas, a menina me irrita porque é preconceituosa que só ela, já cansei de perguntá-la  “o que você está fazendo aqui se não gosta de negros???”.

Colegas de Casa

A diferença de 5h em relação ao Brasil também é uma coisa que me irrita. Detesto esse negócio de fuso horário.  É muito chato ter que ir dormir enquanto as coisas ainda estão acontecendo no Brasil, e pior ainda é ficar acordada enquanto o Brasil inteiro dorme. Fala sério, meu facebook anda tão desinteressante! Nenhuma atualização enquanto estou online :[ hahaha

Minha rotina aqui é: Acordo cedo, vou para o “trabalho”, vou e volto andando, uma caminhada de 30mim pra ir e 30 pra voltar. Eu adoro fazer isso. Consigo aprender e conhecer muito da cultural local ao ir observando as pessoas indo para o trabalho, as crianças uniformizadas indo para a escola, jovens do mundo inteiro indo para a Universidade de Cape Town. Aliás, eu tenho almoçado dentro da universidade todos os dias. E melhor ainda, dentro do campus destinado aos cursos de arte, música. Teve um dia que um estudante veio falar comigo, eu disse que era Jornalista e ele disse que era um ótimo músico e que eu deveria escrever um artigo sobre ele – Duelo de Egos hahaha. A comida de lá nem é tão boa, mas o ambiente é incrível. Passo pelos corredores e os alunos estão tendo aula, ou testes, sempre escuto algum instrumento sendo tocado ou alguém cantando. Fora os cartazes: Procura-se vocalista, festival de Jazz e tantas outras coisas interessantíssimas. Dá vontade de fazer vestibular e viver lá dentro! haha

Outro dia, enquanto eu voltava pra casa, um homem veio falar comigo, disse que eu era muito bonita e queria me encontrar de novo. O truque do “tenho namorado” foi utilizado novamente, mas dessa vez não foi o suficiente, então tive que inventar uma característica para um namorado imaginário. “Meu namorado é bravo, moço”, não adiantou também. Daí eu liguei para um dos meninos que moram comigo e disse que tinha alguém me seguindo, rapidinho o cara sumiu.  

Já visitei muitos pontos turísticos, mas ainda falta muita coisa pra visitar!! Essa semana é de lua cheia, provavelmente vou subir a Lion’s Head para assistir ao pôr do sol. Só estou com medo de descer a montanha no escuro, mas fiquei sabendo que sempre tem um grupo grande descendo e todos se ajudam ;)
Em relação ao meu inglês.... às vezes acho que está evoluindo, às vezes não. É que sempre tem um palhaço que diz: “Seu inglês não é tão bom”, aí eu fico triste, mas ok, eu sei disso, se fosse bom eu não estaria aqui. Mas o engraçado é que as pessoas que realmente convivem comigo, colegas de trabalho, pessoas que me conheceram desde a primeira semana,  falam que meu inglês está melhorando e/ou não é ruim. Então eu sigo assim,  tentando melhorar e não ligando muito. Tem hora que fico brava comigo mesma, mas ok, é só  me dedicar mais um pouco.

Lion's Head - Próxima parada

O fato é que estou feliz por estar aqui, mas contando os dias para voltar ao Brasil. Ou não!? Hahaha A saudade me faz querer voltar, mas a vontade de aprender o idioma e descobrir mais sobre uma cultura tão rica, me pede pra ficar. Daí eu sigo assim, curtindo esse momento importante na minha vida, mas sabendo que uma hora isso aqui vai acabar.

Experiências inesquecíveis 


2 comentários:

  1. Vai passar esse momento Pri... Mais "ô momentinho rico da porra sô!" Já ouvi dizer, e concordo, que não basta somar anos às nossas vidas e sim somar vida ao nossos anos. Pelo pouquinho (pouquinho mesmo) que entendo de você, muitos momentos ricos como este farão parte da sua vida, da felicidade de você ter passado pela vida sem ser à passeio... Não há nada melhor do que olhar para trás e declarar solenemente... Valeu a Pena!!!

    ResponderExcluir
  2. Valeu amigo!!! Obrigada por torcer por mim ;)

    ResponderExcluir