quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Apresentando minha escola #DiáriodeIntercâmbio 8


Diante de todos os meus últimos posts, todos falando sobre passeios, passeios, turismo e mais passeios, acho que vocês já estão desconfiados de que eu realmente tenha vindo para estudar.
Mas para comprovar que eu sou uma moça séria, e que, nem só de Table Mountain e praias a minha vida se resume, hoje eu vou mostrar para vocês a minha escola.

Jardim da escola
No meu primeiro dia de aula cheguei meio perdida, muda, tímida (eu? Tímida? Alguém acreditou?)  Enfim, eu estava querendo mesmo fazer amizades, mas as panelinhas já estavam fechadas. Aliás, as panelinhas de brasileiros, porque ô povo pra fazer panela, Aff!!  Mas sem problemas. A ideia inicial era: não falar português, mas isso é IMPOSSÍVEL!!! Mente o intercambista que falar que não achou brasileiros na cidade em que foi estudar e que não conversou em português.  Aos poucos eu ia identificando os brasileiros, olhava para um lado e via uma havaianas modelo 2012 no pé, Opa! Brasileiro. Olhava para o outro lado, uma calça da Disritmia, Opa! Outro Brasileiro. E no meio de tanta gente que você tem certeza que é “gringo” pelas características físicas, eis que surgiu um sotaque mineiro aqui, outro ali, quando assustei era um grupo de mais ou menos uns 15 mineiros – por isso que eu digo, Cape Town tá pior que Guarapari em época de férias, só dá mineiro!! rs AMEI!! Queria mais era fazer amizade, confiando que alguém tivesse na mala uma marmitinha com feijão tropeiro, frango com quiabo, ou quem sabe uma feijoada...ILUSÃO!! Sofri foi uma resistência para ser aceita no grupo, me senti naqueles filmes americanos, mas nem liguei!! Enquanto isso os Suíços, Alemães, Ingleses queriam mesmo conversar comigo, saber do futebol, do Brasil, da Copa, do Ronaldinho, das comidas, de tudo!


Eu até gostei da escola, do ambiente, da decoração, e gostei mais ainda porque, mesmo encontrando brasileiros aqui e ali, o número de suíços era maior ( normalmente os brasileiros dominam as escolas de Cape Town). Tive contato com pessoas do mundo todo, mas morria de preguiça quando um Suíço ou Alemão vinha me falar que no país dele não existia violência. Ahh tah!! Acredito não!

A escola possui duas filiais, uma no centro da cidade e outra em um bairro residencial de classe média-alta. Minha agência decidiu por mim e me colocou na escola do bairro, gostei, gostei foi muito! Além de ter belas piscinas, jardins e uma decoração incrível, a escola era pertinho do meu hostel (ok, uns 5 minutinhos de trêm).
Minha primeira turma

Minhas aulas começavam às 9h e terminava às 12:40. Na minha primeira sala tinham 3 suíças, uma turca e duas brasileiras, depois mudamos de sala e chegou mais uma suíça, e 3 alemãs, a Turca foi embora.

Festinha... Hummm ;)
Teve um dia que a escola promoveu uma festinha em que deveríamos levar comidas típicas de nossos países, como eu não sou boa pra fazer nada na cozinha, preferi não sujar a imagem do Brasil ( mentira, sou mão de vaca mesmo e não quis gastar dinheiro). Esse dia eu fui pra escola com as melhores expectativas, vocês estão achando que eu estava doida para experimentar a comida dos gringos??? Tô doida agora? Claro que não!! Eu queria mesmo era comer a minha comida brasileira!!! Kkkk Estou cheia de saudade!



Na hora da festinha eu encontrei Torta de Maça, Pasta, muito brigadeiro e bem casados ( os lindos dos brasileiros fizeram os doces!!!! ), sushi, um pastelzinho danado de apimentado representando a comida Sul-Africana. Então, quando eu penso que era só aquilo, me chega uma brasileira com uma travessa de SALPICÃO!! A brasileirada pirou!!! A galera que, já estava com saudade da família, só lembrou dos almoços de domingo em casa, eu nem cheguei a experimentar, não sobrou :( A festinha foi legal, mas eu acho que a única coisa que eu comi foi: Pastelzinho Sul-Africano, os nossos doces e batata chips, apenas.



A decoração da escola é um capítulo a parte. Acho que vai demorar para eu comprar o meu apartamento, mas eu tenho certeza que vou usar a escola como inspiração na hora de decora-lo.
Como todas as outras escolas, a Good Hope tinha programações de passeios para os alunos, com um custo adicional, é claro. Só teve uma coisa que não concordei: no primeiro dia de aula tivemos que pagar R500,00 para “alugar” o livro que seria utilizado na sala de aula, e quando terminássemos, teríamos o dinheiro de volta. Como minha grana tava curta, entreguei o livro uma semana antes de terminarem minhas aulas, mas foi até bom, assim a professora me dava as cópias das páginas  para acompanhar as aulas e ainda ficava com os arquivos pra mim ;) Ai como eu sou esperta!

Minha segunda sala


Na hora do recreio a galera "curtia" a piscina



Aulinha fora da sala

Brasileiras ;)

OMG, How can I say this...

Ushi... Suíça gente boa!

Super indico a Good Hope Studies, os professors são bons, as aulas são dinâmicas e o ambiente é uma delícia!
Paguei apenas 1 mês de curso, porque inicialmente eu ficaria apenas 4 semanas, mas como eu consegui um freela aqui, vou ficar até Abril e terei aulas particulares agora ( tô fina). 

3 comentários:

  1. Caraca Dona Priscila... Você deu um tom a narrativa que pareceu aquelas redações que fazíamos quando crianças: "Como foram minhas férias?" "Como foi meu primeiro dia de aula?". ADOREI!!! Ficou leve e bonitinho... Eu não ouvia falar em "recreio" desde que minha filha era criança, hêhê!!! Você é uma danada, já arrumou um emprego aí na "gringolândia"; que bom que vai poder estudar inglês por mais tempo, é importantíssimo para sua carreira. Sucesso menina!!!

    ResponderExcluir
  2. Essa é a ideia da hashtag #DiáriodeIntercâmbio amigo. Se fosse para escrever textos formais eu faria #atadeintercâmbio ;) Como você mesmo disse, fica mais leve. O objetivo principal dos meus textos é ajudar quem está em dúvida sobre qual cidade fazer o intercâmbio. Quando eu optei por Cape Town eu pesquisei por blogs assim e encontrei pouquíssimos :( Espero estar ajudando de alguma forma. Obrigadaaa por sempre comentar ;)

    ResponderExcluir
  3. Priscila, sei que a postagem é antiga, mas estou querendo ir pra Cape Town agora em janeiro e achei seu blog que tem me ajudado muito! Eu também pretendo passar 4 semanas lá e estou em dúvida se pego 20 ou 30 horas por semana. Penso em pegar 30 pra me concentrar mais no inglês, mas também quero passear e curtir a cidade, aí não sei se 20 seria melhor... O que você acha? Ah! Se puder, me passa seu e-mail! Seu perfil não é público e eu queria tanto fazer umas perguntinhas!! Obrigada!

    ResponderExcluir