quinta-feira, 7 de março de 2013

Visita à Phumlani #DiáriodeIntercâmbio 10


Olá Brasil!!!



No texto de hoje,  vou narrar pra vocês sobre uma visita que fiz à comunidade carente Phumlani, localizada no município de Philippi. A visita foi promovida pela agência de intercâmbio Southern Ambition e pela ONG  Youth Solutions Africa. Em um sábado de manhã, reunimos aproximadamente 25 voluntários de diferentes nacionalidades para levar roupas, alimentos, materiais escolares e um pouco de diversão para as crianças que vivem na comunidade.






Chegamos e já fomos recepcionados com os sorrisos das crianças e moradores. Entregamos as roupas e materiais para os pequenos e partimos para um campinho de futebol improvisado para começarmos as brincadeiras.






Uma observação que pude fazer foi que, diferentemente do Brasil, onde as favelas e comunidades carentes possuem moradores brancos e negros, eu não vi nenhum branco morando ali, reflexo do Apartheid, obviamente.  Não posso dizer que é assim em todas as comunidades carentes do país, até porque essa é a primeira que visito, então só posso dizer que, especificamente nesta, pessoas brancas não moravam.





Pra ajudar na diversão, comprei um conjunto de tintas guache. Quem me conhece sabe que eu não sou nada jeitosa hahaha estabanada seria a melhor palavra para me definir, mas eu queria fazer alguma coisa, então me arrisquei na arte! Haha As crianças adoraram a ideia, queriam mais é curtir! Fiz borboletas, corações, estilo índio, mas as crianças eram exigentes e começaram a me pedir pra fazer o “Batman”, “Homem Aranha” e coisas que fugiam completamente do meu nível artístico! Haha Teve uma hora em que a criançada, acho que frustradas pelo meu péssimo trabalho, me atacou!! Aí o barraco tava armado!! Só não pintaram meus olhos porque estava de óculos! Tive que sair correndo ou elas só iriam parar quando a tinta acabasse haha








As crianças fazem de tudo pra retribuir a atenção. Os voluntários recebem tratamento 5 estrelas! Massagem, penteados, abraços, tudo isso é oferecido pelos pequenos.






Depois das brincadeiras os lanches foram distribuídos. No meio da farra encontrei um menininho que veio me perguntar onde estava a “pasta”, disse que não tínhamos pasta, achei que ele estava procurando por pasta de comer, macarrão sabe, mas ele começou a rir de mim.  Ninguém entendeu o que o abençoado do menino estava falando, perguntei pra ele se estava falando em inglês, rindo ele respondeu. “Sim, eu falo Inglês, Xhosa, Afrikaners e Zulu”. Metido ele hein!!! Haha




A visita foi bacana, era maravilhoso ver que atitudes tão pequenas podiam levar alegria pra essas crianças. 

2 comentários:

  1. É minha amiga eterna... Tem gente que precisa de tão pouco para ser feliz e ainda ficamos reclamando da vida... Isso é injusto com a vida e com Deus.

    Ahhh... Você ficou "minitinha" com a cara pintada, hêhê!!!

    ResponderExcluir
  2. Pois é amigo!!! Obrigada por ser passar por aqui ;)

    ResponderExcluir